Missalenses participam de Encontro preparatório ao Cultivando Água Boa

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

No dia 30 de outubro aconteceu o Pré Encontro Cultivando Água Boa + 10: O caminho Adiante. O evento aconteceu no CTG Charrua em Foz do Iguaçu. Cerca de 20 pessoas de Missal participaram do encontro. Serve de preparação para o CAB de 2012 que está previsto para os dias 22 e 23 de novembro no Centro de Convenções do Hotel Rafain Palace. 

Desde o evento realizado dia 30, acontecem reuniões preparatórias para o Encontro. São cerca de 600 representantes dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3) atendidos pelo Programa Cultivando Água Boa (CAB). Os outros dois encontros preparatórios, de um total de três, serão em Toledo e Marechal Cândido Rondon.

O diretor de Meio Ambiente de Missal, Rafael Mognol, participou em Foz do Iguaçu. Ele diz que esse evento regional contou com a presença de pessoas engajadas, dedicadas a causa e já participantes do projeto, indicadas pela Itaipu e Município. “Isso propicia uma trocas de experiências e propostas de avanço para cada tema trabalhado, podendo trazer para a realidade do Município”, garante.

A integrante do Coletivo Educador de Missal, Pâmela Buche, disse que nunca tinha participado do pré-CAB, mas que achou interessante e com grande aprendizado, principalmente em cada grupo “a gente ouviu relatos de catadores de outros municípios e podemos trazer como exemplo pra Missal, avaliando o que está bom e o que pode mudar, mas principalmente percebendo como eles vem ganhando espaço e reconhecimento da sociedade”, destaca a educadora ambiental.

As reuniões ocorreram das 9h às 17h, com programação extensa, incluindo apresentação da metodologia do CAB, mesa de diálogos, trabalhos em grupo, plenária e encaminhamentos.De acordo com Luiz Yoshio Suzuke, integrante da coordenação de mobilização do CAB, o objetivo do encontro preparatório é dar a oportunidade para que os municípios da BP3, atendidos pelo Cultivando Água Boa, exponham sua visão sobre o programa, discutam problemas e soluções, e planejem as ações para o futuro.

Pré-encontro CAB + 10: O Caminho Adiante

A parte da manhã é reservada para exposições sobre o CAB, ações em andamento e informações sobre políticas públicas federal nas áreas ambiental e de saneamento. À tarde, gestores de dez programas se reunem em grupos com representantes indicados pelos municípios.

Os programas são Educação Ambiental; Valorização do Patrimônio; Agricultura Sustentável; Coleta Solidária; Plantas Medicinais; Comunidades Indígenas; Biodiversidade; Gestão por Bacias; Juventude e Meio Ambiente; e Mais Peixes em Nossas Águas.

Segundo Suzuke, cada grupo debate e aprova três propostas, indicando ações que serão importantes para o CAB daqui a dez anos. Essas propostas serão apresentadas no Encontro Cultivando Água Boa+10: o Caminho Adiante, que está marcado para ocorrer nos dias 22 e 23 de novembro, em Foz do Iguaçu.
Cultivando Água Boa 

O Cultivando Água Boa é o programa socioambiental da Itaipu e de mais de 2 mil parceiros. O programa trabalha na solução de passivos sociais e ambientais dos 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Anualmente, os participantes do programa se reúnem celebrar as conquistas, avaliar as ações executadas e planejar o próximo ano.

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets