Projeto beija-flor deixa a cidade de Missal muito mais bonita

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Coletivo Educador de Missal vem desenvolvendo um projeto chamado “Beija-flor”. As atividades estão embelezando a cidade com o plantio de várias espécies de flores. Uma cidade florida fica mais bonita, atrativa e transmite maior alegria às pessoas. Pensando nisso os integrantes do Coletivo Educador buscam constantemente parcerias para que o trabalho não pare. 
A professora Gisela Lunkes faz parte do Coletivo e é uma das voluntárias desse trabalho. Ela conta que o projeto está ligado aos trabalhos dos municípios Lindeiros e também com a Itaipu Binacional. “Em junho de 2011 iniciamos com o plantio de flores, de melhoria dos canteiros, a princípio na Praça Eugenio Schneiders. Com o passar do tempo, novas ideias foram surgindo. Visitamos várias famílias e essas se prontificaram e nos forneceram sementes e mudas e assim pudemos ampliar o nosso projeto”, explica.

Gisela falou ainda que foram plantadas mudas e flores em canteiros em frente a prefeitura, no lar do idoso, na casa da cultura, na avenida John Kennedy e também no prolongamento da Avenida Dom Geraldo Sigaud. “Algumas escolas também aderiram ao projeto e fornecemos mudas, pois queremos deixar a nossa cidade mais florida, mais alegre, porque no ano que vem estaremos completando 50 anos e queremos Missal alegre, colorida para atrair beija-flores, como é o nome do nosso projeto, e também perfumar, deixar o ambiente mais alegre. Por mais tecnologia que exista ninguém consegue substituir a beleza, o perfume, o aroma das flores”, comenta.

A professora Gisela ainda relatou que no período de realização do projeto passaram por algumas dificuldades. Duas estiagens aconteceram, o que atrasou o cultivo e o replantio das mudas. “Contamos com o auxilio do pessoal que trabalha nas obras, urbanismo. Tivemos algumas dificuldades, mas graças ao apoio da administração, da secretaria de agricultura e meio ambiente nós estamos conseguindo vencer os desafios”, comemora.

O jardineiro da prefeitura de Missal, Anoir Mendes, sempre auxilia nos trabalhos. Ele fala da satisfação em poder ajudar. “É bastante gratificante, pois a gente trabalha com a natureza. Esse trabalho é maravilhoso, a gente se sente bem”, exclama o simpático jardineiro.

A coordenadora do projeto ainda destaca que várias pessoas auxiliam os trabalhos. “É até admirável, pois as vezes estamos plantando e as pessoas que moram próximo, se oferecem pra ajudar.Com a doação de sementes e mudas por parte de munícipes conseguimos fazer esse trabalho praticamente sem custo”, finaliza.

Rodrigo Jung






0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets