Moradores da Formiga e Andreolla poderão ter água ainda este ano

quarta-feira, 7 de novembro de 2012


A falta de água potável para mais de 250 famílias dos Assentamentos Formiga e Andreolla, localizados nos municípios de Missal e Ramilândia, poderá terminar ainda neste ano, desde que o município de Ramilândia, cumpra com sua parte no projeto, que teve sua implantação iniciada no dia 2 de julho deste ano. A obra foi viabilizada através de parceria entre a prefeitura de Missal e Sanepar (além da Copel com instalação de rede elétrica).


A Sanepar, Copel e prefeitura de Missal estão cumprindo com o cronograma previsto para a obra.

Esta possibilidade ficou clara na reunião realizada no último dia 30, com a presença de Roboão Senegaglia, coordenador de Relações com a Comunidade da Sanepar, e do prefeito Adilto Ferrari e vice Maneco, com a participação de mais de 100 famílias dos dois assentamentos.

Infelizmente, ao mesmo tempo em que esta boa notícia era dada aos moradores, ficou evidente a preocupação com a falta de interesse, até o momento, da prefeitura de Ramilândia em cumprir sua parte no projeto: literalmente, a administração municipal de Ramilândia ainda não fez nada. “Se for preciso, formaremos uma comissão de moradores, Sanepar e prefeitura de Missal para conversarmos com o prefeito de Ramilândia, visando que o município cumpra sua parte”, afirmou Roboão.

A prefeitura de Missal, conforme informou o prefeito Ferrari, deve concluir toda sua parte neste mês de novembro, porém como os reservatórios serão instalados na área que pertence ao município de Ramilândia e a instalação também responsabilidade deste município, poderá haver atraso na disponibilização da água aos moradores.

Responsabilidade

O representante da Sanepar deixou claro aos moradores da Formiga e Andreolla que eles serão os responsáveis pela administração do sistema de água, e que cada um terá que cumprir com a sua parte. “Este é o maior investimento que a Sanepar já fez em saneamento rural, portanto, vocês moradores deverão zelar por tudo isso, especialmente porque esperaram por esta água mais de quatro anos”. Todos os moradores deverão instalar o ‘relógio’ e pagar pela água que consumirem.

Os moradores deverão criar uma associação, devidamente legalizada, para cuidar do sistema. “As prefeituras, nem de Missal e nem de Ramilândia, depois que a implantação for concluída, não poderão pagar nada, não porque não querem, mas por força de lei”, explicou Roboão.

Obra

A obra prevê o assentamento de 33 mil metros de tubulação, construção de elevatórias de água e reservatório. A comunidade da Formiga, onde mora a maior parte das famílias beneficiadas está localizada no município de Missal. Já a comunidade Andreolla que abriga cerca de 40 famílias está localizada no município de Ramilândia. Um convênio firmado entre os dois municípios vai permitir o beneficio aos moradores das duas localidades. 

O poço de 154 metros de profundidade, que foi perfurado já em 2009, tem capacidade de produzir 50 mil litros por hora, o que vai garantir tranquilidade para todos os moradores.

Fotos: Momentos da reunião no Assentamento Formiga.





0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets