Secretaria de Saúde informa que Missal está em alerta em relação a dengue

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Na semana dos dias 05 à 09 de Novembro a Secretaria Municipal de Saúde realizou o 5° Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti – LIRAa, no Município de Missal. Obteve-se como resultado um índice de 3,6%, ou seja, encontra-se em alerta, conforme preconiza o PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue). 
Segundo o Coordenador e Supervisor do PNCD de Missal, Devanir André Fappi, este foi o levantamento anual que teve o maior índice: em janeiro 0,5%, em março 1,6%, em julho 2,5%, em setembro 0,4% e este de agora com 3,6%. "Isso nos leva a alertar a população para colaborar e reforçar as ações de combate à dengue, eliminar todo e qualquer depósito com água que possa ser criadouro do mosquito é imprescindível para reduzirmos a infestação destes insetos” exemplifica Devanir. 

A partir dos dados obtidos com o LIRAa pode-se afirmar que os principais depósitos predominantes com focos do Aedes Aegypti foram pneus (36,3%), vasos de plantas, bebedouros de animais (27,3%), lixo em geral (27,3%) e caixas d’água (9,1%). Além disso, 90% destes focos foram encontrados no quintal ou ainda dentro das próprias residências.

Desde agosto deste ano (novo período epidemiológico da dengue) o Estado do Paraná já registrou 1.514 casos notificados da doença, sendo que 62 foram confirmados. 113 municípios paranaenses têm notificações no período e 17 têm confirmações.

Em Missal no ano de 2012 foram 11 notificações de casos suspeitos de dengue, até a primeira quinzena do mês de junho, sendo todos negativos. "Entramos no período crítico com o verão, onde as chuvas são constantes e o ocorre um aumento na temperatura, condições estas ideais para a proliferação do mosquito”, afirma Fappi. 

Entre os dias 19 e 25 de novembro, municípios, regionais de saúde e sociedade civil vão promover a Semana de Combate à Dengue. Durante o período, órgãos públicos e sociedade civil deverão mobilizar a população com o mote “Não crie mosquito em casa! Deixe o agente entrar e mantenha a sua casa livre da dengue”, incentivando-o a receber as orientações do agente de endemias.

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets