Administração de Missal desenvolve Projeto de Prevenção a Violência Doméstica

sexta-feira, 30 de março de 2012

Ontem, dia 29 de Março às 13h30 no Centro de Convivência dos Idosos, a Secretaria de Saúde de Missal esteve realizando a 1ª etapa do projeto de prevenção a violência doméstica. Nessa etapa acontece a  capacitação dos profissionais das várias áreas e das organizações civis envolvidas nesta problemática.

Esteve repassando algumas informações aos presentes, a coordenadora regional das violências, que apresentou alguns dados do País, estado e município sobre os casos de violência doméstica. Uma psicóloga apresentou alguns sinais de alerta e um policial a parte jurídica.

No final do ano passado, Missal, através da Secretaria de Saúde e setor de epidemiologia, desenvolveu o “Projeto de Prevenção a Violência Doméstica”, no qual foi contemplado com incentivo financeiro, via projeto do Ministério da Saúde. O presente projeto tem por finalidade programar uma rede de proteção, amparo e combate ao fenômeno da violência doméstica, registrada no município de Missal.Foi repassado um valor de trinta mil reais para trabalhar o tema violência na área da saúde em Missal a partir do projeto elaborado pela enfermeira Denise kaefer.

O objetivo é criar novos conceitos sociais sobre as questões relacionadas no combate à violência doméstica. Pretende-se criar e utilizar uma cartilha que contemple, por meio do enredo e dos personagens desenvolvidos a partir do perfil das vítimas e de seus familiares, as alternativas que caracterizam o fenômeno da violência doméstica no município de Missal.

Pretende-se, atuar nos locais de formação escolar, nos clubes de mães, nos clubes dos idosos, nos conselhos municipais como o da Criança e do Adolescente, da Mulher, o COMAD, igrejas, Pastoral da Criança, Conselho Tutelar. 

A Rede de Proteção as Vítimas da Violência Doméstica, deverá ser constituída por um conjunto de elos com representações institucionais, nos campos jurídico, pedagógico, social, policial, quais sejam: Secretaria de Saúde,  Secretaria de Educação, conselho tutelar, COMAD, Pastoral da Criança, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, CRAS, Secretaria Municipal de Assistência Social, hospitais locais e organizações não governamentais que militam na área.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets