Sem chuva, milho definha no campo

quarta-feira, 14 de março de 2012

Ouro Verde - Sem registros de chuvas contínuas em março, as lavouras de milho safrinha já passam por um período crítico para o desenvolvimento. O déficit de chuvas somente neste mês chega a 75 milímetros em alguns municípios, quantidade indispensável para o bom desenvolvimento das lavouras. Essas condições colocam em risco quase 700 mil hectares recém-cultivados em 48 municípios.

Ainda é cedo para dimensionar perdas, mas na avaliação dos núcleos regionais da Seab de Toledo e Cascavel, que cobrem toda a região Oeste, há danos em todas as lavouras e isso pode piorar se o cenário continuar o mesmo nos próximos 15 ou 20 dias. O agrônomo da Coopavel Agroindustrial Cooperativa, Everaldo Hetkowski, lamenta o fato de as previsões para essa semana não se confirmarem. “No início da semana tinha previsão para essa quarta e quinta, agora ela foi descartada”, conta.
Everaldo lembra que desde o início do mês choveu na região de Cascavel apenas 15 milímetros. O ideal seria de 50 a 75 mm. “E foram chuvas isoladas, em algumas regiões nem isso deu”, reforça. “Além disso, as temperaturas estão muito altas e as lavouras não estão se desenvolvendo de maneira uniforme”.
Dos municípios atendidos pela Coopavel, a situação de Ouro Verde do Oeste é a mais preocupante. Em março não há um único milímetro de chuva registrado. Em seguida vem Catanduvas, com apenas oito mm. De acordo com o medidor pluviométrico da Coamo Agroindustrial Cooperativa, em Toledo foi onde mais choveu neste mês. Até agora foram 42 milímetros, mas não de maneira uniforme. Essa não é a mesma situação de cidades próximas. Na maioria delas não caiu uma única gota de água nas últimas duas semanas.

Problema é generalizado 

Cascavel - O técnico do Núcleo Regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel, Jovelino José Pertille, destaca que 100% das lavouras estão sofrendo e isso vale para os 28 municípios da regional. Nessa, o cultivo da safrinha encontra-se no seguinte estágio: 10% das lavouras estão em germinação, 3% em floração e os outros 87% em desenvolvimento vegetativo. “Todos sentem a falta de chuva e o excesso de calor, cada dia que passa sem registros, preocupa ainda mais”, afirma Pertille.
No Núcleo Regional da Seab de Toledo, a situação não é muito diferente. Segundo a agrônoma do Departamento de Economia Rural, Jean Marrie Ferrarini, falta chuva em todos os 20 municípios. “Se continuar assim por mais uns 15 ou 20 dias, a situação ficará bem difícil. Já estamos em de alerta”, constata. Por lá, 100% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo.

Previsão do tempo 

Com base nas previsões meteorológicas do Instituto Tecnológico Simepar podem ocorrer pancadas isoladas de chuva em toda a região, a qualquer momento do dia, ainda nesta semana. As típicas pancadas de verão serão acompanhadas pelas temperaturas bastante elevadas que continuam acima dos 30ºC. 
O Paraná

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets