Falta de água é fator de quebra na produção agropecuária

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

As plantas que nos rodeiam, tanto quanto os animais, são tidos em nossa região como os seres de maior importância econômica, pois exercem grande influência na economia do Brasil e do Mundo, oferecendo carne, leite, grãos, fibras, frutas, etc.

Olhando de um aspecto geral, a questão seca ou falta de água, que acomete o município de Missal, está presente dentro de um ciclo magnífico chamado RELAÇÃO SOLO, ÁGUA, PLANTA E ATMOSFERA. Esta relação exerce grande influência na escolha de plantas mais adaptáveis ou tolerantes ao quesito falta de água.
Nós, profissionais da Agricultura e Pecuária, estamos para indicar ao produtor plantas que se adaptam melhor ao nosso meio, analizando sempre também ao mercado de venda, respeitando a relação e também a adaptabilidade da planta. Produtores rurais, sem saber, acabam adquirindo plantas que, em determinados tipos de solos ou então expostas a precipitações pluviométricas altas ou baixas, podem sofrer e consequentemente trazer prejuízos ao amigo produtor.
Um exemplo básico é a questão que estamos enfrentando até este momento: a falta de água no solo. Se tivermos uma planta que precisa de uma quantidade específica de chuva para seu crescimento e desenvolvimento, e a mesma (chuva) não chegar, a planta não poderá expandir suas raízes na terra, pois não são adaptadas a tal condição de solo seco e compacto.
Outra questão são os nutrientes que precisam estar solubilizados (dissolvidos na água) para assim a planta, por difusão absorver e crescer. Se a planta não pode absorver minerais e está com falta de água para normalizar seu metabolismo fisiológico, ela para de desenvolver e geralmente começa a lançar pendão floral e tentar reservar toda sua energia para preservar sua espécie. Isso é prejudicial ao produtor neste caso, pois acaba forçando a reduzir seu ciclo de vida e produz sementes ou área vegetal muito pequena e fraca, o que é totalmente inviável.
Uma das maneiras corretas para reduzir possíveis problemas ao produtor é a época de plantio das espécies de plantas, respeitando períodos quentes e frios e também a variedade a ser escolhida para ser implantada. Em nosso caso, a falta de água, a irrigação é interessante e também a formação de uma boa cobertura vegetal morta, pois está ultima favorece uma melhor absorção da água no solo reduzindo a erosão, aumenta matéria orgânica, impede a ação do sol e do vento na terra para evaporação da água armazenando-a por mais tempo  nos macro e microporos do solo.
A planta perde muita água através das folhas e caule, por isso utiliza mecanismos para reduzir a área de contato do vento e do sol como é o caso do milho quando suas células se torcem e suas folhas parecem um charuto, conhecido como o encharutamento do milho. Isto é sinal de falta de água, pois está muito quente.
Estas são explicações sobre os problemas que a falta de água pode trazer a planta e as  consequência ao nosso amigo produtor rural, que precisa da chuva para ter uma boa safra e também uma boa produção pecuária. Vale lembrar que com o tempo este problema acomete a população urbana também.

Cleyton Spies Vidal
Técnico em Agropecuária

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets