HISTÓRIA: VOLKSVEREIN - PAULUSBLATT

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bandeira da Sociedade 25 de Julho
Pe. Johannes  Rick de 07-05-1967.
 
No dia 26 de fevereiro de 2012 a   Associação Theodor Amstad – antiga Sociedade União Popular do Rio Grande do Sul e popularmente conhecida como Volksverein completa 100 anos de atividades. O grande idealizador e maior incentivador desta magnífica obra de promoção humana foi o jesuíta suíço radicado no Brasil desde 1885, Padre Theodor Amstad.

A sua fundação ocorreu em 26 de Fevereiro de 1912, em grande concentração popular pelo “Katholikentag” realizado em Venâncio Aires.  O Pe. Amstad um grande visionário que já era muito conhecido dos colonos e por eles vinha trabalhando para que tivessem uma vida mais digna e justa propõe a criação da entidade que congregasse os descendentes de imigrantes alemães, incentivando-os para uma vida comunitária intensa e ativa sob os parâmetros da solidariedade cristã, que conduzisse a um desenvolvimento equilibrado e sadio das suas comunidades nos aspectos religioso, social, político e econômico.
        A entidade sofreu um grande desalento no período das Guerras Mundiais e do Projeto de Nacionalização. A proibição do uso da língua materna, o fechamento das entidades sociais, culturais e mesmo das escolas comunitárias, arrasou a vida e o espírito comunitário e a disposição para a solidariedade fraterna de toda uma população.
        Os colonos das regiões vivam tempos difíceis, em especial apresentavam excedentes de produção e populacionais. Havia um eminente perigo de que nas colônias surgisse uma geração de jovens agricultores sem terra correndo o perigo de se perderem e se afastarem de valores sociais, religiosos e éticos de suas origens.
        A proposta da Fundação do “Volksverein” - Sociedade União Popular do Rio Grande do Sul é em parte resultado de outras experiências que já existiam na Europa e mesmo de organizações criadas no Brasil que haviam dado resultados positivos.  Ainda assim era uma proposta inovadora, com um desejo profundo de promover o bem estar da família e da sociedade colonial. 
        Volksverein - Sociedade União Popular foi responsável pelas mais bem sucedidas experiências de reforma agrária entre os quais podemos citar: Cerro Largo e Santo Cristo, no RS, Itapiranga, no extremo Oeste de Santa Catarina, bem como a Gleba dos Bispos, Missal, no Paraná que foram e continuam sendo exemplos de sucesso na tentativa de fixar na terra, com todas as boas práticas de assistência espiritual e material, aos numerosos filhos de agricultores oriundos das chamadas “colônias velhas” dos primeiros imigrantes que vieram ao Sul do País.
          A Sipal Colonizadora seguia os ideais do Volksverein. A entidade enviava livros e outros materiais que incentivavam a preservação das tradições dos antepassados. Os pioneiros fundaram a Sociedade 25 de Julho Pe. Johannes Rick, em 07.05.1967 com objetivo de manter viva a   cultura germânica. Durante muitos anos foi referência, promovendo encontro de corais entre outras atividades.
        A Revista “Sankt Paulusblatt”, único mensário em língua alemã acompanha desde o inicio da história da entidade. No dia da fundação  em Venâncio Aires os milhares de colonos decidiram que era necessário um mensário que servisse de elo de comunicação entre os colonos e de informação sobre a vida dos imigrantes. Este ideal permanece e hoje também tem a grande missão de preservar a língua alemã.  A revista possui assinantes nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, mas também nos países da Argentina e da Alemanha.

Por Gisela Lunkes 
Fonte brasilalemanha.com.br.

Um exemplar da Paulusblatt de 1948.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets