O fim de uma história de histórias: faleceu Maria Geralda Eliziário

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Faleceu no dia 15 de fevereiro de 2012, Dona Geralda, como era conhecida. Esposa do já falecido Cypriano Nascimento da Silva. O casal fez história em nosso município, por serem descendentes de escravos.

            Ela, Maria Geralda, nascida em 17 de novembro de 1922, em Minas Gerais, era neta de escravos, no entanto não vivenciou a escravidão, mas tinha muitos causos das senhoras dos engenhos e dos seus parentes que viveram na pele a escravidão daquela época, faleceu aos 89 anos.
             Ele, Seu Cypriano, como chamávamos, também nascido em Minas, faleceu em 04 de outubro 2005, quando completaria 109 anos no dia 20 de novembro daquele ano.  Era filho de pais escravos, contador de causos do tempo da escravidão, do medo que tinha dos caminhões 29, com raios de madeiras nas rodas, que quebravam morro abaixo, dos tempos do Norte do Paraná, quando os policiais o convidavam para ir junto entregar alguma intimação, tendo em vista seu respeitado porte físico.
Ria muito quando contava que desistiu de jogar futebol, pois não agüentava jogar contra o próprio pai que com 120 anos dava lé de bola nele e nos demais filhos. A criançada da escola adorava ouvir essas histórias.
            O casal viveu no Norte do Paraná, donde vieram para Linha Bandeirantes, Missal em 1972, onde ficaram seus dias finais. Atualmente o mais velho tem 67 anos e o mais novo, 45. Seus nove filhos lhes renderam 29 netos, 33 bisnetos e 3 tataranetos. Tinham participação ativa na Congregação Cristã do Brasil, com fervorosa fé.
            Em vida Cypriano, desfilou duas vezes nos desfiles de Sete de Setembro, a convite das escolas de linha Jacutinga e o fazia com muito orgulho, fazendo parte da comissão de frente das escolas.
             Cypriano e Geralda foram para nós a própria história.  Agora, a convite de Deus, entram eles para história, graças a sua simpatia, cordialidade, hospitalidade e simplicidade. Fica a saudade e o bom exemplo. 

Artigo escrito pelo professor Volmir Spanholi

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets