A melhor forma de obter conhecimento é o cercar-se de bons livros

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O hábito de ler e compreender o que os outros dizem é o que faz o ser humano ser diferente dos animais; pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto que proporciona a capacidade de interpretação. O hábito de ler deve ser estimulado na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto com conhecimento mais amplo e diversificado. Uma boa leitura leva a pessoa a descobrir um mundo novo e cheio de novas descobertas. 
Nesta perspectiva, a Escola Municipal Novo Milênio desenvolve vários projetos de leitura durante o ano letivo. O projeto: Troque Óleo de Fritura por Livrinhos de Literatura, além de contribuir para o Meio Ambiente, incentiva os alunos a trazer o óleo para a escola, pois sabem que a cada quatro litros de óleo que trazem para a cozinha da escola, recebem um vale livrinho que será trocado por livrinhos de literatura na secretaria; este é sempre um momento prazeroso para a criança. 

Nas salas de aula também se mantém um baú cheio de livrinhos para os alunos que terminaram sua atividade possam ocupar-se lendo. As Sacolas da Leitura são sacolas costuradas em tecido lembrando as mochilas de antigamente, as quais contém material de leitura para crianças e adultos que o aluno leva para casa para leitura em família; esta sacola acompanha um caderno no qual a família pode fazer o registro de suas experiências com a leitura. 

Tem-se observado vários depoimentos interessantes a respeito da leitura. A cada três dias a sacola segue para outra família. No Início do ano letivo foi organizado um horário semanal por turma, para aula deleitura na Sala de Leitura da escola (biblioteca). Na Sala de Leitura, além dos livros expostos nas prateleiras, tem caixas com livros organizados por faixa etária para o professor proporcionar momentos de leitura em outros ambientes como, por exemplo, nos arredores da escola ou até mesmo na sala de aula.

A Feira do Livro que aconteceu de 29 de maio a 05 de junho do corrente ano, superou as expectativas em vendas, o que demonstra que há preocupação para a leitura por parte das famílias. A Sala da Leitura (biblioteca) foi recentemente renovada com 370 exemplares de livros de literatura. 

Investimento este feito através das vendas realizadas durante a Feira do Livro, bem como, com recursos da APMF Associação de Pais e Mestres e Funcionários. Na secretaria da escola tem-se uma Biblioteca para Pais, que é uma estante com livros direcionados aos adultos principalmente os pais. 

Quando trazem o filho para a escola ou vem fazer uma visita, aproveitam e levam um livro para ler, este pode ser trocado a cada duas semanas com a secretária. Ainda teremos na escola a Biblioteca Itinerante de 17 de setembro a 05 de outubro, são caixas de livros que vem da Biblioteca Pública para a escola.

Pretende-se colaborar para que o aluno desperte o interesse pela leitura, tenha acesso ao mundo escrito desde seu ingresso na Educação Infantil, leia com domínio os diferentes gêneros textuais e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, propondo um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que tenha um maior acesso ao conhecimento literário, contribuindo assim para formação de leitores autônomos e competentes.

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets