Missal sediou formação de Educadores Ambientais

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Há vários anos acontece a Formação de Educadores Ambientais, conforme planejamento realizado anualmente pelo Conselho dos Municípios Lindeiros, Nativa Socioambiental e Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional. No dia 03 de agosto o encontro dos educadores ambientais realizou-se na ARL (Associação Recreativa Lar) de Missal. 
Os membros dos municípios que fazem parte da região de Foz do Iguaçu foram recepcionados pelos missalenses que participam destes encontros, tendo como pano de fundo a colcha de retalhos com desenhos e frases elaboradas pelos alunos das Escolas na região demonstrando o envolvimento e preocupação com o meio ambiente. Este colcha gigante chamou atenção de todos, pois foi um símbolo forte da região na Rio+20.

Para dar início às atividades houve apresentação da Cia Municipal de Dança demonstrando desta forma que a cultura do povo de Missal é preservada e mantida. Na parte da tarde estiveram presentes mais alguns talentos do municipio, como a jovem Gabriela Glesse, Alan Tem Caten e integrantes do CTG com músicas gauchescas.

Vídeo com as atividades realizadas nos Municípios Lindeiros foram motivo de orgulho e satisfação para o Coletivo Educador. Palestras, oficinas, preservação do meio ambiente e projetos são destaque a nível internacional, pois foram apresentados na Rio + 20. Vários integrantes do Coletivo Educador da região estiveram no evento e relataram o que viram, sentiram e partilharam o conhecimento. A mídia manifestou muitos aspectos negativos, mas houve muitos avanços nas discussões.

Esteve presente na formação o diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, que ressaltou aspectos e experiências vividas na Rio+20. Foi mais uma etapa da caminhada para melhorar a vida do Planeta. O destino do ser humano depende de cooperação e preservação ou se tornam vítimas da ganância autodestrutiva. Infelizmente o consumismo deixa muito lixo inservível e aí se pergunta: Que poder as pessoas tem sobre a natureza: vulcões, tsunamis, fúria as tempestades e enchentes. "Somos a geração de mudanças que a mãe Terra necessita. Precisamos refletir, agir e contribuir para melhorar o Planeta", explica o diretor.

A partir do estudo do Documento Oficial da Rio + os integrantes do Coletivo Educador elaboraram propostas e metas de desenvolvimento sustentável pós Rio+20 para Bacia do PR 3.

Assessoria






0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets