Paraná vai comprar 300 ambulâncias para renovar frota nos municípios

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Paraná vai ampliar e renovar a frota de ambulâncias nos municípios, com a aquisição de 300 veículos até o final do ano que vem. O primeiro lote, com 50 unidades, foi entregue pelo governador Beto Richa nesta terça-feira (21), no Palácio Iguaçu, e será distribuído para as regionais da Secretaria de Saúde para atender municípios de diversas regiões do Paraná. 

Ao todo, o Estado investirá 28 milhões e 500 mil reais para essa finalidade. As primeiras ambulâncias foram financiadas com recursos de emendas parlamentares e adquiridas pela Secretaria da Saúde, por meio do programa Saúde para Todo Paraná. Cada ambulância custa 95 mil reais e conta com equipamentos básicos para remoção de pacientes que não estão em estado grave. 

De acordo com o governador Beto Richa, o Estado tem o compromisso em promover um atendimento à saúde mais ágil, humano e de qualidade. Beto também reafirmou o compromisso de tratar a saúde como prioridade, assim como a educação e a segurança pública. Este ano, o governo estadual está cumprindo, pela primeira vez, a Emenda Constitucional 29, que determina a aplicação de 12% da receita do Estado em saúde. 

Isso representa um reforço de 340 milhões de reais no orçamento da área. A expectativa é que mais setenta e duas ambulâncias sejam entregues ainda neste ano e outras 178 até o final de 2013. As ambulâncias foram adquiridas por sistema de registro de preços, iniciado no ano passado. 

Segundo o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, no orçamento antigo não havia recursos previstos para compra de ambulâncias, e contou que algumas das ambulâncias serão utilizadas pelo Siate, em uma ação para mudar o atendimento do Estado. Ilton de Souza, secretário de Saúde de Sertanópolis, afirmou que a nova ambulância destinada ao município irá facilitar o transporte de pacientes que necessitam de um deslocamento especial. 

De acordo com ele, as administrações municipais têm dificuldades financeiras para adquirir esses veículos, o que torna muito importante o apoio do Estado. Carmen Cristina Moura dos Santos, secretária municipal de Saúde de Carambéi, disse que o município não conta com hospitais e isso torna a presença das ambulâncias ainda mais importante para a região. 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, declarou que a compra das ambulâncias é resultado de medidas saneadoras realizadas desde o início do ano passado e definiu como meta a devolução de 300 milhões de reais até o final de 2014.

AEN
(Repórter: Amanda Laynes)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets