Beto Richa sanciona aumento de mais de 31 por cento para professores universitários

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O governador Beto Richa sancionou, nesta quarta-feira (22), o projeto de lei que concede o aumento de 31,73 por cento no vencimento dos professores das instituições estaduais de ensino superior. A medida altera a lei de número 15.944. A aplicação do reajuste será realizada em quatro parcelas anuais de pouco mais de 7,14 por cento, sendo que a primeira vai ser aplicada na folha de pagamentos de outubro desde ano.
As demais serão aplicadas no mesmo mês do ano que vem, de 2014 e de 2015, independentemente das recomposições salariais normais do funcionalismo estadual. Beto Richa afirmou que o governo do estado atendeu integralmente ao pleito dos professores e sindicatos e espera que o indicativo de greve da categoria seja suspenso. O reajuste faz parte do plano de equiparação salarial do corpo docente com o quadro técnico das universidades estaduais. 

Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o indicativo de greve da categoria é uma precipitação da classe. O sistema de ensino superior público do Paraná é formado por sete universidades estaduais com mais de 120 mil acadêmicos nos cursos presenciais e à distância. 

Representa hoje um orçamento de aproximadamente um bilhão e trezentos milhões de reais por ano, inteiramente custeado pelo Governo do Estado, embora constitucionalmente o ensino superior seja de responsabilidade do Governo Federal. 

AEN
(Repórter: Priscila Paganotto)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets