Jovens missalenses são dispensados do serviço militar

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cerca de 90 jovens participaram da cerimônia de entrega de certificados de dispensa de incorporação e compromisso à bandeira dos cidadãos da classe de 94 e anteriores, dispensados do serviço militar inicial de Missal. O evento aconteceu nesta terça-feira, 7, em frente a Prefeitura e contou com a presença da Banda do 34° Batalhão de Infantaria Motorizada. Os alunos do 3°, 4° e 5° ano matutino da Escola Municipal Novo Milênio também estavam presentes. 

O Tenente Valdeir Martins Borges, Delegado da 10° Delegacia de Serviço Militar de Foz do Iguaçu, preparou os jovens para o juramento. "É uma felicidade formalizar essa dispensa, pois ela representa a ausência de conflitos", anunciou. Autoridades municipais também participaram da cerimônia. Logo após o juramento, a Banda entoou o Hino Nacional Brasileiro. No final, os certificados de dispensa foram entregues. 

Para o jovem Leomar Luiz Lunkes, 17, que mora em São Pedro, "a cerimônia foi bem bonita. Aprendemos que temos o comprometimento com a pátria, que todos tem direitos e deveres e que devemos servir ao país", declarou. Cleyton Spies Vidal, 18, que mora no Portão Ocoí, ficou feliz com a dispensa. "Isso facilita o meu trabalho aqui na cidade", explica. 

Segundo a responsável pela Junta Militar de Missal, Leonila Zoeller, cerca de 1% da população é dispensada por ano. "Os que foram dispensados este ano e não comparecem na cerimônia, devem passar na Junta Militar para receber as devidas orientações", explicou. 

Os jovens dispensados podem ser convocados em situações extraordinárias. "Nós convocaremos eles para garantir a lei e a ordem, pois as Forças Armadas contribuem com o trabalho da Defesa Civil. Eles serão chamados quando e efetivo da Ativa não for suficiente", explicou o Tenente Borges.

Para os que estão interessados em ingressar para o Serviço Militar, o Tenente passa algumas orientações. "Depois de dispensados, a única forma de ingresso é através de concurso para escolas militares. Os meninos devem ter entre 18 e 24 anos. Para a escola de oficias, a idade mínima é 17 anos e a máxima, 21. Ou então, o alistamento aos 18. Essas são as únicas maneiras", informou.


























0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets