Qualidade na educação garante o índice de 6.3 do Ideb para a Escola Novo Milênio

quinta-feira, 30 de agosto de 2012


Refletir sobre a qualidade da educação é uma tarefa apaixonante, mas extremamente desafiadora, dada a relevância e a complexidade envolvida. Cada ação educacional, realizada da forma mais competente, profissional e plena possível, tem a capacidade de consolidar nos estudantes mais e melhores possibilidades de êxito em suas vidas. Todas as ações e práticas realizadas ao longo da vida escolar de uma criança são capazes de definir aonde ela poderá chegar.

Quando se pensa na qualidade do ensino, o olhar pode tender a se concentrar na figura do professor. Não se tem a menor dúvida sobre o importantíssimo papel do professor na concretização de uma educação de qualidade democrática. Porém, não se pode esquecer que o que acontece em sala de aula, tem sim uma autonomia relativa, mas, ao mesmo tempo, é  marcado pelo contexto familiar e social em que a criança está inserida.

É justamente neste ponto que reside a necessidade de virar a mesa e compreender que, todas as ações empreendidas pela escola, em parceria com a família e a sociedade como um todo, constituem o alicerce fundamental para uma educação de qualidade.  Uma escola é o que são seus gestores, os seus educadores, os pais dos estudantes, os estudantes, e a comunidade. A “cara da escola” decorre da ação conjunta de todos esses elementos.

Trabalhando com este enfoque, a Escola Municipal Novo Milênio demonstra sua qualidade no processo de ensino/aprendizagem, alcançando a pontuação de 6.3 no índice do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Divulgado pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, sendo que a meta projetada pelo MEC, para 2013 é de 6.1. Uma gestão democrática, docentes comprometidos, família atuante, um Projeto Político Pedagógico de emancipação humana, são caminhos para a concretização da qualidade para a educação.

Direção

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets