Operação Ágata faz mais de 2 mil abordagens na região de fronteira

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quarenta homens e 14 viaturas da Polícia Militar do Paraná, com apoio de um helicóptero do Graer, o Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo, participam desde segunda-feira (06) da Operação Ágata 5, que o Ministério da Defesa realiza na região de fronteira do Brasil com a Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. O objetivo da operação, que envolve cerca de 10 mil militares e civis, é fiscalizar e reprimir crimes.


No primeiro dia, a PM abordou e revistou duas mil e 88 pessoas e 763 veículos. A operação integrada abrange uma área de quase 3 mil e 900 quilômetros, ao longo de toda a linha de fronteira que se estende desde o Chuí, no extremo sul do País, até o município de Corumbá, no Mato Grosso. No Paraná, as ações integradas com o Exército, Marinha e Aeronáutica, serão realizadas em 83 municípios da região Oeste do Estado. 

De acordo com o major Erich Osternack, comandante do 1° Batalhão de Fronteira, dessas bases partirão as ações de abordagem, identificação e fiscalização de material ilícito. O coronel Celso Luiz Borges Júnior, responsável pelo 5° Comando Regional da Polícia Militar e pelo planejamento da participação do efetivo da PM na operação, afirmou que todos os bloqueios e abordagens terão a presença de policiais militares.

Somente no Batalhão de Fronteira foram formados dois grupamentos, com quatro viaturas e 16 policiais que atuarão na Operação Ágata. O tenente-coronel Walter Henrique Amaral de Deus, do 33º Batalhão de Infantaria do Exército, situado em Cascavel, afirmou que é de extrema importância a participação dos efetivos locais nas operações.

A Operação Ágata 5 acontece sob a coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, com participação de efetivos da Marinha, Exército e Aeronáutica, oito ministérios, 20 agências reguladoras e entidades federais, estaduais e municipais. As ações fazem parte do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado em junho do ano passado pelo governo federal, e vão abranger toda a fronteira do estado do Paraná e municípios das regiões Oeste, Sudeste e Noroeste. 

O objetivo principal da operação deflagrada pelo Ministério da Defesa é intensificar a fiscalização em toda a região de fronteira. O tenente-coronel Élcio Rodrigues da Silva Júnior, chefe do Estado Maior da 15ª Brigada de Infantaria do Exército, em Cascavel, informou que somente no Paraná serão utilizados os efetivos de novo quartéis com mais de mil e 100 soldados, cem viaturas e seis embarcações. 

AEN
(Repórter: Amanda Laynes)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets