Governo anuncia novos avanços para profissionais da educação

quinta-feira, 30 de agosto de 2012


O governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (30) uma série de novos avanços para os professores e profissionais da educação da rede pública estadual. Entre as medidas estão o pagamento, a partir de setembro, de promoções e progressões para o magistério; o envio para a Assembleia Legislativa do novo plano de carreira dos funcionários das escolas; e um estudo para mudanças no plano de carreira dos professores. 

Os benefícios foram anunciados pelos secretários da Educação, Flávio Arns, e da Casa Civil, Luiz Eduardo Sebastiani, durante reunião com representantes da APP Sindicato, no Palácio Iguaçu. 

Os novos avanços vêm se somar a duas medidas anunciadas pelo governo nos últimos dias para a área da educação: a abertura de concurso público para o magistério e um novo aumento salarial para a categoria, em duas parcelas, de 6,66% (retroativa a julho) e de 6,65%, a partir de outubro. 

Durante a reunião desta quinta-feira, Arns informou que a primeira parcela será paga em folha complementar até o dia 17 de setembro. Com esses percentuais, os salários dos professores do Paraná acumularão reajuste de 34,85% em menos de dois anos 

“Este governo está aberto ao diálogo e com o reajuste salarial cumpriu um compromisso assumido com a categoria. Além disso, outros itens da nossa pauta de reivindicações que estavam pendentes foram solucionados nesta reunião”, afirmou a presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes. 

O reajuste salarial, aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador Beto Richa esta semana, beneficia aproximadamente 75 mil profissionais do quadro da Secretaria de Estado da Educação. Considerando o índice de 5,1% concedido a todos os servidores em maio, no ano de 2012 o aumento chega a 19,55%. 

No ano passado, o acréscimo total no salário do magistério foi de 12,80%. O reajuste dá continuidade ao processo de equiparação salarial dos professores aos demais servidores do Estado com ensino superior e adequação ao Piso Salarial Nacional dos Professores. 

PLANO DE CARREIRA – De acordo com o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, os funcionários das escolas terão novo plano de carreira. O projeto de lei tratando do assunto será enviado em breve à Assembleia Legislativa. 

Mudanças no plano de carreira dos professores estão sendo discutidas com a categoria, como a concessão de licenças, com vencimentos, para que os docentes possam fazer cursos de mestrado ou doutorado. Neste ano já foram concedidas 320 licenças. 

PROMOÇÕES – Durante a reunião ainda foi anunciado que a implantação dos avanços dos professores na carreira será feita a partir da folha de pagamento de setembro. No fim de 2011, o governo Beto Richa pagou as promoções e progressões que estavam em atraso desde 2009. O avanço previsto aos professores que cursam o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) também será pago a partir do salário de setembro. 

CONCURSO PÚBLICO – A realização do concurso público de professores e pedagogos, com publicação do edital, também foi reafirmada. Serão 13.771 vagas para professores e pedagogos da rede estadual de ensino. Os cargos são para 20 horas semanais com nível superior, para todas as disciplinas da matriz curricular, e distribuídos nos 32 Núcleos Regionais de Educação.

AEN

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets