Governo do Paraná reforça Fundo de Aval para ampliar crédito a pequeno agricultor

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (15), em reunião com representantes do movimento Grito da Terra, no Palácio Iguaçu, um aporte de um milhão e meio de reais para reforçar o Fundo de Aval. Este é um mecanismo que assegura acesso ao crédito por pequenos produtores sem garantias para oferecer na contratação de financiamentos. O teto de financiamento também será ampliado, de 28 mil para 50 mil reais por agricultor.
O anúncio faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo governo estadual para garantir o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar no Estado. Beto Richa anunciou também a construção de habitações rurais, garantia de assistência técnica, regularização fundiária, escolarização, compra de tratores e suporte contra estiagem.

Segundo o governador, o programa de moradias rurais é o maior já visto em todo o Estado. O governador determinou a criação de um grupo intersetorial para analisar as 89 revindicações apresentadas pelo movimento. O Grito da Terra é um movimento promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, a Fetaep, e sindicatos filiados. 

O secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, disse que as medidas anunciadas garantem melhores condições para que o pequeno produtor amplie a produção. De acordo com ele, ouvir as reivindicações também é um meio de se avançar ainda mais no meio de produção da agricultura familiar.

De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, dos 371 mil estabelecimentos agropecuários do Paraná, 81% se enquadram na categoria de agricultura familiar. O presidente da Fetaep, Ademir Mueller, disse que a atenção do governo é fundamental para o segmento, que tem como prioridades habitação, colégios agrícolas, suporte técnico, crédito e, principalmente, controle do êxodo rural. 

Ademir Mueller enfatizou que a reunião foi muito proveitosa e que a maioria das reivindicações foi atendida. O Fundo de Aval, mecanismo do governo do Paraná que garante acesso a financiamento para investimentos em propriedades rurais de agricultores familiares, foi reformulado e entrará em operação em outubro. 

Com os ajustes anunciados, o governo amplia o limite de aval ao produtor e dá mais celeridade aos processos, tanto para obtenção do crédito como para recuperação em casos de inadimplência. Beto Richa afirmou que o governo pretende contratar 500 novos agrônomos, técnicos e veterinários e vai ampliar o programa Trator Solidário, com a inclusão de dois novos tipos de máquinas para a pequena propriedade rural. 

O governo também vai ampliar o programa Fábrica do Agricultor. Além disso, o governo, em 18 meses, autorizou a construção de 9.567 unidades habitacionais no campo e a construção de 99 sistemas comunitários de abastecimento de água para reduzir os efeitos da estiagem em 96 municípios. 

Entre outras medidas citadas pelo governador está a expansão de 80% do programa Leite das Crianças, a ampliação do número de itens da merenda escolar que serão adquiridos de pequenos produtores, o programa de sementes e a volta do programa de fornecimento de calcário. 

AEN
(Repórter: Juliane Silva)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets