Inscrição do CPF poderá ser feita pela Internet

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A partir do dia 02 de agosto, a Receita Federal disponibilizou, em seu sítio (www.receita.fazenda.gov.br), aplicativo que possibilita ao cidadão solicitar sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet.


Aquele que solicitar sua inscrição pela internet deverá possuir título de eleitor em situação cadastral regular. Será solicitado ao interessado o preenchimento de formulário eletrônico que conterá os seguintes campos de preenchimento obrigatório: nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, naturalidade, nome da mãe, endereço (com campos para preenchimento de rua, nº, logradouro, complemento, bairro, município, UF, CEP), telefone fixo ou celular, além de campo apropriado para anti-robô.

O solicitante poderá digitar seu nome com os acentos gráficos. Exemplo: Maria Lúcia da Conceição. Ao digitar o CEP, os campos de endereço serão preenchidos automaticamente.

O aplicativo ficará disponível 24h por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para efetivar a inscrição no CPF, o sistema efetuará duas validações: uma na base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para verificação de consistência do número do título de eleitor informado e da sua situação cadastral, e outra na base CPF para verificação de possível inscrição anterior.

A solicitação de inscrição efetivada com sucesso gera o número de inscrição no CPF e o documento Comprovante de Inscrição no CPF. Não haverá atendimento não conclusivo. Havendo divergência/inconsistência em quaisquer dos dados informados pelo solicitante, o aplicativo rejeitará a solicitação e emitirá mensagem orientando-o a dirigir-se à entidade conveniada (Banco do Brasil / Correios / Caixa Econômica Federal).

O aplicativo poderá ser acessado na internet através do caminho abaixo:

Sitio da RFB \ CIDADÃO \ Cadastro – CPF \ Inscrição CPF Internet
ou pelo link

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp

De: Receita Federal - Foz do Iguaçu ()

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets