Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

terça-feira, 22 de maio de 2012

Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe, que será encerrada nesta sexta-feira (25). De acordo com Programa Estadual de Imunização, até esta segunda-feira (21), mais de 935 mil paranaenses, da meta de 1 milhão e 300 mil, receberam a dose. 


A vacina está disponível em todas as unidades de saúde, das oito horas da manhã às cinco horas da tarde. Devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças com idade entre seis meses e dois anos, indígenas e trabalhadores da área de saúde que atendem casos de gripe. 


Dos 399 municípios, apenas 40 atingiram a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, que é 80%. De acordo com Programa Estadual de Imunização a melhor adesão à campanha no estado é da população indígena, que alcançou 89,5% de cobertura. Mais de 127 mil crianças receberam a vacina, o que representa 57% do total. 


Já entre os idosos, o índice de cobertura vacinal até agora foi de 54,7%. Também foram vacinados 45,9% dos trabalhadores de saúde. As gestantes alcançaram o percentual de 44,1% de cobertura. A vacina protege contra as três variações do vírus influenza mais comuns no Brasil. Lucia Bisetto, enfermeira sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, afirmou que a vacina é segura.


Lucia Bisetto destacou que em casos especiais de doenças crônicas, o ideal é confirmar com o médico se existe alguma contraindicação. Desde 2011, a Secretaria da Saúde faz um acompanhamento das síndromes respiratórias e oferece o medicamento oseltamivir para todos os casos em que é recomendado. 


Com o monitoramento são identificados novos subtipos virais, o que permite a detecção de possíveis vírus pandêmicos. De acordo com o Informe Semanal do Centro de Informações e Respostas Estratégicas de Vigilância em Saúde este ano já foram registrados 14 casos de influenza A no Estado, e dois deles evoluíram para a morte do paciente. 


AEN (Repórter: Maria Eduarda Buchi)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets