Exposição do museu está sendo realizada na Câmara de Vereadores

quarta-feira, 16 de maio de 2012


Dia 18 de maio é o DIA INTERNACIONAL DE MUSEUS e de 14 a 20 deste mês, comemora-se a 10ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS. Durante a semana há programação especial em todo país, em torno do tema: Museus em mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações.

O  museu faz parte do processo educativo do cidadão. Não é somente um lugar de guardar coisas velhas, mas visa desenvolver atividades pedagógicas, culturais de acordo com a realidade. Mais do que casa de Memória, museus são casas de vida de um país. São locais contemporâneos, porque guardam a memória, pois o que acontece hoje é resultado do passado, na construção do futuro.
Com tantas transformações sociais, o desafio dos museus é refletir sobre seu papel nesse mundo em movimento. Enquanto tempo e espaço são suprimidos, condensados ou subvertidos, os museus aparecem como conectores. São pontes entre a memória e o esquecimento; o individual e o coletivo; o local e o global; o que se é, se foi e se pretende ser.
MISSAL se desenvolve e a transformação acontece. Podemos afirmar que é um município privilegiado por ter um espaço histórico. Por meio de uma memória social é possível entender coletivamente experiências vividas,  buscar fortalecer ou transformar realidades, integrando pessoas e reconhecendo memórias.
A proposta é democratizar o conhecimento, levando informações e também maior aproximação  com objetivo de  melhorar a relação populaçãoXmuseu.  Por isso, foi organizada Exposição Itinerante de documentos, utensílios e objetos. Durante esta semana ficará exposto na Câmara Municipal, e até a data de fundação, julho, um cronograma elaborado para escolas e repartições públicas.  Cédulas e moedas nacionais históricas, bem como de  diversos países estão  expostos nas agências bancárias locais.
"Somos agentes constantes da nossa história, exemplo disso a agricultura. Durante anos o arado e a enxada eram implementos indispensáveis. Veio a destoca, mecanização, bóia-fria, curvas de nível, plantio direto e hoje máquinas computadorizadas manejam nas lavouras".
Entre tantos, podem ser citados os meios de comunicação. A quebra de fronteiras para o acesso a informações e a instantaneidade com que nos chegam notícias de todas as partes do mundo que coloca as pessoas em contato com realidades diversas sem que se   deixe a comunidade. Essa facilidade aproxima as pessoas, gerando oportunidades, gostos e necessidades globais.

Gisela Lunkes


Fotos: Peças do Museu expostas na Câmara Municipal de Missal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets