Vereadores aprovam Peroba como árvore símbolo de Missal

terça-feira, 22 de maio de 2012


Os vereadores missalenses aprovaram em segunda discussão e votação, por unanimidade, na sessão ordinária realizada no último dia 14, o projeto de lei nº. 007/2012 de autoria de vereador Eugênio Schwendler, que define a peroba como árvore símbolo do município de Missal.

Conforme o vereador Eugênio, quando da colonização do município de Missal, e como em toda região, existiam muitas perobas, árvore que hoje se encontra praticamente em extinção.
“Além desse motivo, em 2001, foi realizado um concurso para a escolha da árvore símbolo de Missal, entre os alunos de 5ª a 8ª série e ensino médio, sendo a peroba a árvore escolhida. Baseado nesses fatos é que apresentei o projeto de lei, que foi aprovado por todos os vereadores e sancionado pelo prefeito Adilto Ferrari”, explica o vereador Eugênio na justificativa da apresentação do projeto.

Recordando
Pela passagem do dia da árvore, no dia 21 de setembro de 2001, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, promoveram concurso para escolha da árvore símbolo do município de Missal, com alunos de 5ª a 8ª série e ensino médio. Cada aluno recebeu uma ficha com relação de nomes de árvores existentes no município, as quais fazem parte da história de Missal e juntamente com a família escolhiam a que representa Missal. Este trabalho foi coordenado pela agrônoma Rosani Paulus.
            O resultado da escolha da árvore símbolo de Missal, na qual 1.009 alunos votaram, foi a peroba, com  207 votos. A notícia foi, inclusive, divulgada pelo Jornal Popular D’oeste, do dia 16 de agosto de 2001. Eugênio conclui afirmando que estão oficializando um trabalho importante da época, "pena que demorou tanto para se tornar lei. Mas nunca é tarde”, conclui

Mudas
Devido a grande dificuldade em se conseguir mudas de peroba, e somente em pequena quantidade, o Viveiro Municipal no momento não tem mudas disponíveis, porém as pessoas interessadas podem reservar e, na medida do possível serão atendidas.
Mudas estão sendo plantadas em escolas e repartições públicas, além do Terminal Turístico Vila Natal.

Assessoria

Vereadores, prefeito Ferrari entre outras pessoas quando do plantio de uma peroba em frente a Câmara Municipal de Vereadores, na segunda-feira, dia 14.


1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Vai faltar Perobeiras pra extrair Óleo de Peróba o sufuciente para todos esse políticos de Missal. Bando de Cara de Pau!!

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets