Descentralização da Base Regional SAMU é inaugurado em Missal

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Na manhã desta sexta-feira, 27 de abril, foi inaugurada a descentralização da Base Regional do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - em Missal. A ambulância já está disponível e realizando atendimentos desde outubro de 2012. Ela atenderá os municípios de Missal e Itaipulândia, 24 horas.

No Paraná, a primeira base regional a ser inaugurada foi em Apucarana, depois em Londrina e em Foz do Iguaçu, no dia de 02 de abril.
Além de autoridades municipais, estiverem presentes o prefeito de Itaipulândia, Sidnei Pícoli Amaral, popular KBÇÃO, o diretor da 9° Regional de Saúde, Odair José Silveira e Gustavo Rezende, coordenador da Base Regional do SAMU de Foz do Iguaçu.
Odair mostrou-se satisfeito com essa conquista. “Eu fico feliz em dizer que fiz parte da regionalização do SAMU em Missal. Esse é um serviço que veio para ficar. Ele vem para nos orientar, agilizar o trabalho e quem ganha é a população”, disse.
Serviço de respeito a nível nacional, o SAMU é uma conquista importante para área da saúde no município e na região. “É mais um componente que os missalenses ganharam, graças ao esforço de muitos que vestiram a camisa e não desistiram. O bom andamento desse serviço vai depender da equipe e da população saber utilizar isso”, destacou Gustavo.
O prefeito Adilto Luiz Ferrari lembrou que o atendimento é 24 horas e que em breve, a base terá mais suporte. “No dia dois do próximo mês, o município de Medianeira estará dando amparo, pois será inaugurada a UTI Móvel, melhorando ainda mais os atendimentos”, afirma.

Equipe

A responsável pelo SAMU em Missal é a enfermeira Fabiane Junges. A equipe de atendimento conta com nove profissionais: cinco técnicos em enfermagem, uma enfermeira e três condutores. A enfermeira e os condutores são funcionários do município e os técnicos em enfermagem trabalham para uma empresa terceirizada.

Atendimento

O Diretor de Saúde de Missal, Eduardo Staudt, explicou que o SAMU não é pronto-socorro. “O atendimento do SAMU funciona por protocolo. Para que a pessoa seja atendida, ela precisa ligar no 192, em Foz do Iguaçu. Só então recebemos a chamada. Aqui é apenas a base e não um pronto-socorro. Não adianta vim aqui pra pedir atendimento. Ela precisa entrar em contato com o 192”, lembra.
A Base do SAMU está localizada no antigo prédio da Feira do Pequeno Produtor, na Rua Dom Pedro I, ao lado da atual sede da Feira. 


























0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets