Formiga e Andreolla recebem Sistema de Saneamento Rural

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A Sanepar e a Prefeitura de Missal anunciaram a implantação do Sistema de Saneamento Rural para as comunidades de Formiga e Andreolla, localizadas em Missal e Ramilândia. Com investimentos na ordem de R$ 599.000,00 (quinhentos e noventa e nove mil reais), o programa levará água tratada a 250 famílias de produtores rurais daquelas localidades.

As obras prevêem o assentamento de 33 mil metros de tubulação, além da perfuração do poço tubular profundo, construção de elevatórias de água e reservatório. A comunidade de Formiga, onde mora a maior parte das famílias beneficiadas, está localizada no município de Missal. Já a comunidade Andreolla, que abriga cerca de 40 famílias, está localizada em Ramilândia. Um convênio entre os dois municípios vai permitir o benefício aos moradores das duas localidades. O poço terá capacidade para produzir 50 mil litros por hora.
Este programa é o maior em desenvolvimento na região. “Poucos locais contam com as condições de abastecimento a ser implantadas nestas duas localidades”, diz o gerente geral da Sanepar para as regiões Sudoeste e Oeste, Renato Mayer Bueno.
O prefeito de Missal, Adilto Ferrari, lembrou do esforço e do empenho da prefeitura em conquistar o benefício. “É um trabalho que começou em 2009. Depois de tantas negativas, finalmente conseguimos junto ao Governo do Estado e a Sanepar trazer água tratada na quantidade e qualidade que a comunidade merece”, destacou.
O prefeito de Ramilândia, Ricardo Celoni, garantiu que vai apoiar o município de Missal com recursos e também conclamou a população local para que participe de todas as etapas da implantação do programa. “A participação comunitária é importante para o sucesso do saneamento rural. Desde a fiscalização da execução dos serviços até o uso adequado da água distribuída, assim como a conservação das instalações são de responsabilidade dos moradores”, destacou. 
A tesoureira da Associação da Comunidade Formiga, Maria Aparecida Mariano Vaz, garantiu que todos irão se comprometer com o empreendimento. “Faz tempo que lutamos para ter acesso à água. Nesta última estiagem teve dia que nem água para o banho a gente tinha. Nós vamos fazer a nossa parte,” disse. O presidente da comunidade Andreolla, Gilmar Reincke, também disse estar comprometido com a implantação do programa. “Faz seis anos que estamos esperando a água chegar a nossas casas. Não vamos abandonar esta luta”, completou.
Também participaram da reunião com a comunidade o gerente regional da Sanepar, Rodrigo Becker, secretários municipais de Missal e Ramilândia, além de vereadores das duas cidades e o coordenador do Programa de Saneamento Rural da região, Agilmar Dalla Vecchia.

Programa 

O Programa de Saneamento Rural, uma parceria entre o Governo do Estado, Sanepar, Prefeituras e as comunidades, fornece condições e qualidade de vida para permanência do homem no campo.
O Estado garante os recursos ao programa. Os projetos, materiais, a fiscalização e as orientações técnicas ficam a cargo da Sanepar. Além disso, a companhia faz todo o levantamento e acompanhamento socioambiental. As prefeituras cuidam dos processos legais da área e fornecem a mão-de-obra para a implantação das redes de distribuição de água. Cabe à comunidade o gerenciamento do empreendimento, após a conclusão das obras.
Serão implantados mais de 30 mil metros de rede para atender as comunidades da Formiga e Andreolla.

Assessoria

Prefeito de Missal assinando o convênio

Reunião entre os municípios 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets