Agricultura melhora programas subsidiados

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Na reunião do Comam (Conselho Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Missal) realizada no mês de março, foram aprovadas as seis proposições propostas: subsídio de aveia, subsídio de inseminação artificial e atendimento de médico veterinário, apoio as agroindustrias, horas máquina, aquisição de lixeiras, e convênio com a Emater e CAPA.

O Presidente do Comam e Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal, Nestor Paulus, conta que as proposições vão de encontro as necessidades e solicitações dos produtores rurais do Município. 
Nestor explica ainda que o Programa de Distribuição de Aveia irá subsidiar duas sacas por produtor, sendo que uma o Fumdamam (Fundo Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Missal) irá subsidiar e a outra será por conta do agricultor. “É a continuidade do programa que já existia, ressaltando que está havendo dificuldade para conseguir aveia”, lamenta o Secretário. A aveia subsidiada é destinada principalmente a bacia leiteira do Município e estará disponível a partir do dia 23 de abril. 
Assim como o repasse de aveia, houve uma ampliação no programa de apoio a pecuária leiteira, sendo que agora três médicos veterinários (antes era um) estarão atuando no apoio aos pecuaristas prestando atendimento e auxiliando nas inseminações artificiais.
            Nestor informa que foram licitadas 200 horas/máquina (pá carregadeira frontal) para realizar o trabalho de conservação de solo no período pós safrinha. “Nossa meta é atender o maior número possível de agricultores, pois além das máquinas da prefeitura teremos mais estas 200 horas que serão contratadas. Também esperamos que o tempo colabore, pois em 2011 o período pós-safrinha foi bastante chuvoso, o que dificultou o trabalho”, comenta Nestor.
            O Comam também definiu a aquisição de nove pares de lixeiras para separação do lixo, uma para lixo reciclável (verde) e outra para os rejeitos (cinza) que serão instaladas nos próximos dias nas escolas e locais públicos. “O objetivo é conscientizar as crianças nas escolas quanto a necessidade da separação do lixo, pois estes levarão a idéia para os pais, tomando esta atitude em casa”, informa o presidente do Comam.
            As lixeiras serão instaladas nas escolas de Jacutinga, São Pedro, Vista Alegre, Dom Armando, Portão Ocoí, do Bairro Renascer e do Bairro São Francisco (Novo Milênio). Também receberão lixeiras a Câmara de Vereadores e a Praça Eugenio Schneiders.
            Na reunião também foi aprovado pelos conselheiros a renovação dos convênios com a Emater e CAPA (Centro de Apoio ao Pequeno Produtor), empresas essas, que prestam assistência técnica aos produtores missalenses.
Nestor Paulus, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.





0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets