Cai o número de mortes por gripe H1N1 em relação ao total de casos

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Boletim divulgado nesta segunda-feira (02), pela Secretaria da Saúde informa que o Paraná teve 381 casos confirmados de gripe H1N1 e 14 mortes causadas pela doença este ano. Em relação ao boletim anterior, houve um acréscimo de 201 casos e uma morte, o que indica uma redução no número de mortes em relação ao número total de casos. 


Até a semana passada, eram 13 mortes para um total de 180 casos. De acordo com a Secretaria da Saúde, a queda no número de mortes em relação ao número de casos confirma a eficácia do diagnóstico precoce e do acesso ao medicamento antiviral em tempo hábil. 


Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, estudos científicos comprovam a redução progressiva da carga viral na pessoa infectada após a ingestão de cada dose do medicamento. E por isso, é tão importante que as pessoas procurem atendimento médico o mais rápido possível.


A morte por H1N1 foi confirmada em Londrina. O paciente, um homem de 49 anos, foi internado em decorrência de outras doenças e teve o diagnóstico de H1N1 no hospital. Por ser portador de doenças crônicas, como asma e pneumopatia, o paciente não respondeu ao tratamento. 


Sezifredo Paz enfatiza, que apesar da redução na proporção casos-óbitos, os cuidados de prevenção e a indicação do tratamento adequado devem continuar. Diversas ações já foram adotadas pela Secretaria da Saúde para enfrentamento da gripe este ano, como a distribuição de material informativo destacando os bons hábitos de higiene e a descentralização do medicamento indicado para o tratamento, inclusive na posologia infantil. 


Além disso, no dia 27 de junho, o secretário Michele Caputo Neto assinou uma resolução que cria a Comissão Estadual de Infectologia, com a participação de 16 entidades. Com reuniões semanais, a comissão irá propor normas e medidas de prevenção e controle de doenças infecciosas, além de prestar apoio técnico ao Estado e aos municípios no controle destas doenças. 


A primeira reunião da comissão foi realizada nesta segunda-feira, na Secretaria da Saúde. Em pessoas maiores de cinco anos, os sintomas da síndrome gripal são febre alta, acima de 38 graus, com início repentino, tosse e dores musculares intensas e principalmente dificuldade de respirar. 


AEN 
(Repórter: Juliane Silva)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets