Paraolimpíadas 2012 usarão bolas fabricadas por detentos no Paraná

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Governo do Paraná entregou nesta segunda-feira (09), ao Comitê Paraolímpico Brasileiro 400 bolas de futebol com guizo para cegos, que foram produzidas por detentos do regime semiaberto e serão utilizadas nos jogos oficiais das Paraolimpíadas 2012, em Londres, de 29 de agosto a 9 de setembro. 


A bola foi desenvolvida no Paraná pelo técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro Mário Sérgio Fontes e por Roberto Canto, funcionário do Departamento Penitenciário do Paraná que coordena o projeto “Pintando a Cidadania”, em São José dos Pinhais. 


Mário Sérgio afirmou que as bolas são as reconhecidas como as únicas oficiais para o futebol de cegos pela Federação Internacional de Esportes para Cegos. Roberto Canto destacou que o projeto tem como objetivo a reinserção dos detentos na sociedade. Estão envolvidos na produção das bolas 71 detentos de três unidades do sistema penitenciário paranaense, a Penitenciária Central do Estado, Penitenciária Estadual de Piraquara II e Casa de Custódia de São José dos Pinhais. 


A secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes enfatizou que é uma grande contribuição que beneficia os atletas que necessitam dessa bola para a prática esportiva. O projeto Pintando a Cidadania funciona em São José dos Pinhais, num espaço cedido pelo Poder Judiciário, que encaminha para lá pessoas que recebem penas alternativas. 


Para o juiz Ricardo Augusto Reis de Macedo, esse projeto é o início da realização de um sonho. A representante do Ministério Público, Márcia Isabele Graf Beninca, disse que o projeto possibilita o acompanhamento do detento, o que é fundamental na implantação de penas alternativas, que só terão eficácia se forem orientadas e cobradas. 


AEN
(Repórter:Maria Eduarda Buchi)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets