Paraná e Paraguai definem agenda para solucionar os conflitos

sexta-feira, 20 de julho de 2012


O secretário do Turismo do Paraná e coordenador-geral do Núcleo de Fronteira do Paraná, Faisal Saleh, reuniu-se nesta semana com o presidente da República do Paraguai, Federico Franco, para dar continuidade ao processo de integração da fronteira Paraguai-Paraná. A reunião aconteceu na Intendência da Cidade de Franco, Departamento de Alto Paraná, no Paraguai.

Foi tratada a continuidade do processo de integração Paraguai-Paraná pela formalização de um memorando de entendimento que será assinado pelo Governo do Paraná e pelos departamentos de Alto Paraná e Canindeyu no Paraguai.

O objetivo é o estabelecimento de uma agenda integrada para a solução dos problemas e buscas de alternativas de desenvolvimento para a faixa de fronteira. A agenda começou a ser definida no encontro entre os governadores Maurice Closs, de Missiones, e Beto Richa, do Paraná, no dia 13 de julho, em Foz do Iguaçu.

De acordo com o secretário Faisal Saleh, os encontros estabelecem uma agenda de integração para superar os desafios existentes na faixa de fronteira. “Dessa forma, teremos uma nova realidade emergindo à sua real vocação, que é o desenvolvimento humano, fraterno e integrado dos povos latino-americanos e o aprofundando a integração do Mercosul”, disse Faisal.

O próximo passo dessa agenda de integração será ainda em julho, quando os governadores dos Departamentos de Alto Paraná e Canindyu, o diretor geral da Itaipu no Paraguai e representantes do Núcleo de Fronteira do Paraná se reunirão para avançar na criação do Núcleo de Fronteira dos departamentos paraguaios com o Paraná e na aprovação do memorando de entendimento entre as partes. O documento será assinado pelos governantes dos três estados fronteiriços.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets