Propostas para reduzir geração de resíduos são discutidas em Audiência Pública

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Na  segunda-feira (23) aconteceu a Audiência Pública para apresentação da revisão  do Plano Municipal de gestão dos resíduos sólidos no município. O evento  aconteceu à noite na Câmara de Vereadores de Missal. Cerca de 50 pessoas  participaram do evento.

Foi  apresentado, na oportunidade, todo o planejamento, operacionalização visando  melhorias no futuro, tendo como objetivo principal a redução de geração e  objetivo final da melhoria da qualidade de vida da população e a proteção  ambiental.

Segundo o  diretor de meio ambiente de Missal, Rafael Mognol, a participação foi muito boa.  “A audiência serve justamente pra apresentar algo  para a população e é a chance das pessoas opinarem e decidir sobre o assunto  discutido”, acrescenta.

Propostas

Os presentes  puderam ter informações sobre a situação do município a partir de um  diagnóstico local. Foram apresentadas metas e medidas, propondo alterações onde  necessárias para promover a mudança de comportamento dos cidadãos.

Entre as  propostas estão:

Gerar  menos resíduos e adotar estratégias de coleta seletiva visando o comprometimento  individual e coletivo;

Formar  e capacitar o cidadão para práticas conscientes de sustentabilidade;

Promover  a educação ambiental e fomentar o espírito de colaboração em torno de temas  sócio-ambientais.

Metas  comprometidas com o desenvolvimento ambiental, econômico e social e a busca  contínua a redução, reuso e reciclagem dos resíduos, como também acondicionamento,  transporte e destinação final;

Redução  de custos municipais com serviços de coleta, limpeza e destinação adequadamente  planejados e gerenciados.

As propostas e  metas foram aprovadas, e serão disponibilizadas ao órgão licenciador do SISNAMA  (conforme decreto federal 7404/2010) e às demais autoridades competentes, consoante  as regras estabelecidas pelo órgão coordenador do SINIR, por meio eletrônico.

Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets