Paraná confirma 760 casos de gripe A e recebe mais 200 mil doses de vacina

terça-feira, 17 de julho de 2012

O número de casos de gripe A (H1N1) no Paraná aumentou 29% na última semana, com o registro de 172 novos casos. O Informe divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria estadual da Saúde mostra que agora são 760 casos confirmados e 23 mortes causadas pela doença desde o início do ano.


O maior número de óbitos foi registrado na região de Curitiba, com 10 mortes no total. A faixa etária mais atingida é dos 20 aos 49 anos. De acordo com a Secretaria da Saúde, apesar do aumento no número de casos a situação não se compara à de 2009. No último sábado, o Estado recebeu mais 200 mil doses de vacina contra a gripe. 


De acordo com Sezifredo Paz, superintendente de Saúde da secretaria, a estratégia de vacinação adotada para está demanda são crianças entre dois e três anos que frequentam instituições públicas, adultos e crianças especiais, cuidadores de creches e de idosos em asilos e doentes crônicos. 


Das 23 mortes registradas, 20 foram de pacientes que tinham doenças crônicas, como tuberculose, asma grave, paralisia cerebral, entre outras. Os outros três pacientes morreram porque adiaram a procura por assistência. De acordo com o infectologista Moacir Pires Ramos, que integra a Comissão Estadual de Infectologia, é imprescindível que o paciente com sintomas associados à gripe A, febre acima de 38 graus, dor de garganta e tosse seca, deve procurar imediatamente o serviço de saúde. 


Segundo ele, se prescrito em até 48 horas, a chance de resposta ao tratamento é ainda maior. A Secretaria da Saúde distribuiu aos municípios mais de 150 mil tratamentos de oseltamivir. A orientação é para que os profissionais de saúde receitem o medicamento sempre que necessário. 


De acordo com o infectologista, não há registro de efeitos colaterais significativos, portanto qualquer paciente pode receber o medicamento. Na próxima quinta-feira representantes da Secretaria da Saúde participam de um seminário promovido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de alinhar a estratégia ao enfrentamento da gripe. 


Sezifredo Paz disse que o seminário é uma oportunidade para que o Paraná reivindique um tratamento diferenciado sobre a questão. Neste ano o Paraná já recebeu aproximadamente dois milhões e duzentas mil doses da vacina para imunizar os grupos prioritários. O boletim completo sobre a gripe A no Estado está disponível no site da Secretaria da Saúde


AEN
(Repórter: Fernando Lopes)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets