Paraná tem mais 207 casos de gripe A, mas nenhuma morte na última semana

terça-feira, 10 de julho de 2012

O número de casos de gripe A, H1N1, aumentou 53% no Paraná em uma semana, mas nenhuma morte decorrente da doença foi registrada no Estado no período. Boletim divulgado nesta segunda-feira (09), pela Secretaria da Saúde mostra que 588 pessoas contraíram o H1N1 desde o início do ano, 207 somente na semana passada. 


Desde janeiro, foram 14 mortes em decorrência da doença. De acordo com o boletim, 110 municípios registraram casos de gripe H1N1 neste ano. A maior parte dos casos foi identificada em Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Foz do Iguaçu e Campo Mourão. A faixa etária com o maior número de casos é a de pessoas entre 20 e 49 anos. Nessa faixa etária ocorreram nove das 14 mortes registradas até agora no Estado. 


De acordo com o superintendente da Saúde, Sezifredo Paz, é preciso manter as ações de prevenção. O tratamento contra a gripe está disponível gratuitamente pelo SUS e é eficaz principalmente nas primeiras 48 horas após os primeiros sintomas. Em caso de suspeita de gripe, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente a um serviço de saúde. 


O médico pode receitar o medicamento Oseltamivir mesmo sem a confirmação laboratorial do vírus H1N1. O medicamento é indicado para tratar os tipos de gripe mais circulantes no país. Nesta segunda-feira foi realizada a segunda reunião da Comissão Estadual de Infectologia. 


Entidades médicas do Paraná apresentaram um documento que será enviado ao Ministério da Saúde reforçando a necessidade de a região Sul ter prioridade nas ações de enfrentamento à gripe. 


Em junho do ano passado, o Paraná, em conjunto com Rio Grande do Sul e Santa Catarina, solicitou uma estratégia de vacinação especial para a região, em razão das condições climáticas, que favorecem a circulação do vírus da gripe. 


AEN
(Repórter: Juliane Silva)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets