Empreendedores Individuais de Missal participam de palestra sobre controle financeiro

quinta-feira, 5 de julho de 2012


Pequenos empresários de Missal tiveram a oportunidade de conhecer algumas técnicas para melhorar o seu negócio nessa quarta-feira (04) na Escola do Trabalho. A atividade foi alusiva a Semana do Empreendedor Individual. O consultor do Sebrae, Leandro Carvalho de Foz do Iguaçu ministrou a palestra “Sei Controlar o meu dinheiro”.


O objetivo era oferecer um direcionamento em relação à área financeira da empresa do Empreendedor Individual e esclarecer os pontos chaves e a importância que as finanças têm dentro da empresa. Entre os assuntos, Leandro explicou a diferença entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica, a importância da gestão financeira, disponibilidade financeira, movimento de caixa, contas a pagar/receber e por fim Fluxo de Caixa.


Leandro falou que muitas empresas não conseguem diferenciar ainda empresa e vida pessoal. “Quando o empresário entender que não se deve misturar dinheiro da empresa, ou negócio com aquilo que é gasto em casa, vai melhorar e muito sua renda”, observa.


Falou ainda que os empresários devem se acostumar a fazer o controle diário do caixa, para melhorar o planejamento. As empresas que ainda não se formalizaram podem aproveitar essa semana e se dirigir até a sala do empreendedor, anexo a Secretaria de Indústria e Comércio.







Empreendedor Individual


O empreendedor individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$60.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.


Entre as vantagens oferecidas pela lei da micro e pequena empresa está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancaria, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Será, ainda, enquadrado no Simples Nacional e ficara isento dos tributos fiscais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).


O empreendedor individual terá acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria entre outros.


Assessoria SICT

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets