Paraná vai pedir novas doses de vacinas contra a gripe

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou nesta quinta-feira (21), durante videoconferência com as 22 regionais de saúde, que o Paraná vai pedir ao Ministério da Saúde novas doses de vacina contra a gripe para reforçar a imunização, atendendo os grupos mais suscetíveis. 


De acordo com Michele Caputo Neto, o Estado está preparado para enfrentar a doença e, apesar do aumento no número de casos este ano, não há motivo para pânico ou medidas mais drásticas. 


Ao contrário do que ocorreu em 2009, o Estado tem medicamento em volume suficiente e adotou medidas preventivas. O secretário alertou que o tratamento com o antiviral Oseltamivir foi descentralizado para que as ações sejam mais eficazes.


Segundo Michele Caputo Neto, mais vacinas devem chegar ao Estado na próxima semana. O Paraná é referência técnica do Ministério da Saúde no monitoramento de síndrome gripal no País. Com profissionais habilitados para a função, capacitados este ano nos Estados Unidos, o Laboratório Central do Estado identifica a circulação de 12 vírus e passará a monitorar 26 tipos. 


O Estado também é o único do País que faz o fracionamento do Oseltamivir para uso infantil. O Paraná está em alerta devido ao aumento no número de casos nos últimos dias. Neste ano o Estado já confirmou 64 casos e cinco mortes, entre elas a de um paranaense que adquiriu a doença e morreu no Nordeste do País. 


Durante a videoconferência, o secretário Michele Caputo Neto assumiu o compromisso de dar transparência às ações contra a gripe A no Estado. Ele disse que a Sala de Situação vai divulgar toda segunda-feira um boletim informativo com dados sobre a situação em todas as regiões do Paraná. 


A coordenadora da Sala de Situação da Gripe, Ângela Maron, lembrou que o vírus da gripe é considerado sazonal desde o fim da pandemia em 2010. Ela destacou que, apesar do aumento no número de casos, não há motivos para pânico, porque o Estado não está em situação de pandemia. 


Ela disse ainda que não há necessidade de medidas drásticas como a suspensão de aulas ou de eventos públicos, mas sim a adoção rotineira de medidas preventivas. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, ressaltou que bons hábitos de higiene previnem a gripe e outras doenças.


O Laboratório Central do Estado vai manter plantão inclusive aos finais de semana para atender a demanda de exames. O Centro de Medicamentos do Paraná tem enviado semanalmente estoques do Oseltamivir às 22 regionais e orientou que as equipes mantenham hospitais e serviços de saúde estratégicos com bom número de medicamentos.


Nesta sexta-feira será realizada reunião com a Sociedade Paranaense de Infectologia para discussão das estratégias de enfrentamento da doença. 


AEN
(Repórter: Juliane Silva)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Missal em Foco © 2011 | Designed by Interline Cruises, in collaboration with Interline Discounts, Travel Tips and Movie Tickets